quinta-feira, 8 de abril de 2010


Redemoinho

São caracterizados pelo movimento de uma massa de ar em torno de um epicentro com velocidade pequena sendo em geral em torno de 50 km/h e diâmetro de 10, 20, 100 ou até 200 metros. A velocidade implica diretamente sobre o diâmetro de cada um. Sua origem é semelhante ao que permite o desenvolvimento de furacões, tornados ou ciclones. O território brasileiro tem observado com muita freqüência este tipo de fenômeno natural, havendo menção em fantasias e mitos criados em regiões do país como Minas Gerais e São Paulo. Uma das figuras relacionadas ao redemoinho é a do Saci-Pererê, por dizer a lenda de origem portuguesa do século XVIII que em todo redemoinho existe um saci.


Ele é um personagem da mitologia brasileira que tem pele negra, movimenta-se sobre uma perna saltando pelo campo, utiliza um gorro vermelho e um cachimbo. Diz a lenda que sempre que um redemoinho surge, o saci pode aparecer e acaba fazendo uma traquinagem, fazendo desaparecer algum objeto, escondendo-o em algum lugar, entre outras travessuras.

Na verdade, o redemoinho tem capacidade de 'sugar' um objeto de pequeno porte com muita naturalidade, ao desprender o ar a partir de uma baixa pressão, fazendo subir. O fenômeno do redemoinho tem relação direta com o encontro entre duas massas de ar com sentido de giro oposto e caracterizadas normalmente pela diferença de temperatura. Uma é aquecida enquanto que a outra é fria.
O encontro entre ambas pode ser observado como no desenho abaixo:

Esta apresentação permite compreender que o encontro entre duas massas de ar com diferença de temperatura e de sentido pode gerar uma terceira massa de ar. As duas massas que se encontram são de maior volume, sendo também contínuas e ativas, o que dará continuidade ao movimento de giro desenvolvido incialmente pelo encontro entre as massas até que perca a sua força ao longo de uma trajetória. A diferença de sentido será definida pela massa de ar maior que tiver mais força ativa. Assim sendo, uma massa de ar que tenha se desenvolvido a partir do Atlântico por exemplo, pode ter maior atividade do que a massa de ar continental com a qual se encontrou e que deu origem ao fenômeno.

Todas as massas de ar primárias do hemisfério sul giram em sentido anti-horário, enquanto que as massas de ar primárias que giram no hemisfério norte giram em sentido horário. Esta definição de sentido tem relação direta com o sentido de movimento do globo se deslocando de Oeste para Leste. Deste modo os fenômenos como os redemoinhos têm sentido de giro anti-horário no hemisfério Norte e horário no hemisfério Sul.

Algumas massas de ar acabam desenvolvendo sentido de giro horário no hemisfério Sul e anti-horário no Norte, mas são desenvolvidas a partir das denominadas massas de ar primárias (as primárias são geradas a partir do perímetro do planeta, ou, linha equatorial magnética, enquanto que as secundárias são desenvolvidas a partir da força das primárias).

Na mitologia, as explicações sobre o desaparecimento de objetos tem fundo de verdade porque eles verdadeiramente deixam de permanecer onde estavam, para se apresentar muito distante do seu local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário