domingo, 11 de abril de 2010

Vulcão



Existem diferentes classificações dos chamados aparelhos vulcânicos:

1) - Câmara magmática, local onde se encontra acumulado o magma, normalmente se situa em regiões profundas das crostas continental e oceânica. Em algumas vezes, chega a atingir a parte superior do manto;

2) - Chaminé vulcânica, é o canal, fenda ou abertura que liga a câmara magmática com o exterior e é por onde ascendem os materiais vulcânicos;

3) - Cratera, abertura ou depressão mais ou menos circular, em forma de funil, situada ao topo da chaminé do vulcão;

4) - Cone vulcânico, elevação de forma cônica que se forma por acúmulo dos materiais expelidos do interior das crostas (lavas, cinzas e fragmentos de rochas), durante a erupção vulcânica.

Além da chaminé principal, podem ser formadas outras áreas de escape do material vulcânico, denominados filões, assim como se desenvolvem outras maneiras de escape para o elemento magmático, sendo expelidos em cones laterais secundários ou adventícios ao próprio cone principal.

A cratera apresenta ainda, paredes verticais ou muito inclinadas, depressão do conduto irregular da chaminé que a coloca em comunicação com o núcleo ascendente interior. Os materiais que o vulcão expele em seus eventos, se acumulam e dão origem à montanha vulcânica.

Os vulcões ainda se dividem em ativos, calmos e extintos.

Um exemplo de vulcão ativo é o Pinatubo nas Filipinas que em 1991 entrou em erupção alterando sua condição geográfica, onde o monte Pinatubo reduziu suas medidas de 1.800 m, para 1.400 m. O Efeito da erupção se assemelhou à uma imensa rolha que foi lançada para a atmosfera da Terra. Até aquela data, este vulcão era considerado extinto, mas quando entrou em atividade, deixou um rastro de destruição e lançou tão elevada quantia de fragmentos, poeira e terra para a atmosfera do planeta, que permaneceram por cerca de três semanas e cobriu 42 % do globo. Nas Filipinas, um ciclone sucedeu ao fenômeno e acabou trazendo a imensa poeira em forma de lama que cobriu plantações, casas, pontes, vilarejos e povoados inteiros. Desde então o Pinatubo já entrou em erupção diversas vezes, sendo as mais expressivas as de Maio de 1994 e Agosto de 2002.

O inverno extremamente rigoroso da Nova Zelândia no ano de 1992, os violentos ciclones daquele ano na região, assim como as chuvas torrenciais que alagaram o meio-oeste dos Estados Unidos em 1993, foram atribuídos aos efeitos atmosféricos ocasionados pelo Pinatubo. Em julho de 1995, chuvas torrenciais transformaram em rios de lama as cinzas e as rochas depositadas na encosta do vulcão durante a erupção de 1991; cerca de 7.800 pessoas tiveram de fugir da lama, que invadiu várias localidades com uma altura de até três metros e cobriu pelo menos 266 casas.

Um vulcão inativo, ou extinto, se situa no Brasil no Sul de Minas Gerais e atualmente comporta a cidade de Poços de Caldas, uma área de 30 km de diâmetro na condição de um planalto elíptico. Sua caracterísitca geológica lhe confere a formação de lençóis freáticos e uma diversidade de minas d'agua em que elas saem com 45 graus centígrados.

A grande quantidade de minérios observados na região também se deve a esta condição. Na verdade, o local em que se apresenta a cidade de Poços de Caldas foi no passado, um vulcão que teve atividade prolongada e muito ativa, de onde foram expelidos fragmentos e o magma que percorreram o interior do Estado de São Paulo até o Norte do Paraná. A atribuição do nome "Terra Roxa" para as características do solo destas regiões não é fruto do acaso. Quando em erupção, a imensa lava que foi lançada, se estendeu por toda esta área e com isso o solo se enriqueceu e diferenciou-se de regiões mais próximas.

A situação em que se encontra o território brasileiro percebendo estabilidade na placa do Atlantico Sul e placa da América do Sul, permite compreender que este vulcão esteja realmente extinto, visto que não apenas deixa de apresentar anomalias, como também não possui sequer tremores de terra que lhe favoreceriam seu ressurgimento.">

Um comentário: